segunda-feira, 24 de junho de 2013

Educação a Distância



UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDUC

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: TIC's


PROFª: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE

ACADÊMICO(A): TERESA CRISTINA COSTA DA CONCEIÇÃO DE SOUSA



ATIVIDADE 5 : Educação a Distância



Conceito 1:

  Segundo G. Dohmem (1967), a Educação a distância é uma forma sistematicamente organizada de auto­estudo onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que Ihe é apresentado, onde o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isto é possível de ser feito a distância através da aplicação de meios de comunicação capazes de vencer longas distâncias. O oposto de "educação a distância" é a "educação direta" ou "educação face­a­face": um tipo de educação que tem lugar com o contato direto entre professores e estudantes.




Conceito 2:

   Segundo M. Moore (1973), Ensino a distância pode ser definido como a família de métodos instrucionais, onde as ações dos professores são executadas a parte das ações dos alunos, incluindo aquelas situações continuadas que podem ser feitas na presença dos estudantes. Porém, a comunicação entre o professor e o aluno deve ser facilitada por meios impressos, eletrônicos, mecânicos ou outros.




  O meu ponto de vista, a Educação a Distância é uma modalidade de educação explorada por tecnologias da informação e comunicação, onde alunos e professores estão separados fisicamente e presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem. Ela proporciona ao aluno uma facilidade de ensino com a vantagem de ter, dentro de sua casa devido a distância das escolas, a explanação de conteúdos de nível superior, desenvolvendo desde já, a necessidade da autonomia de aluno para o mercado de trabalho tornando-o um cidadão com responsabilidade.

Um comentário: